Este blog é um punhado de escritos, recentes ou não, que achei legal compartilhar com vocês. Tem também as transcrições dos vídeos que gravo, em forma de texto.
Escrever é uma forma de tentar entender o mundo ao redor e compreender o que estamos fazendo nele. É refletir sobre o que acontece, tentar achar saídas pro que ainda está por vir. Colocar no papel (ou, no mundo contemporâneo, na tela, através do blog) é um jeito de por pra fora nossas angústias. É uma forma de – no meu caso – lidar melhor com a vida.
Aqui tem desde uma reflexão que eu fiz, ainda em 2017, sobre dar voz a um então deputado federal que falava uns absurdos. Ou os vídeos mais recentes, como o que explica porque não devemos celebrar – muito pelo contrário – o golpe militar de 1964. Golpe, aliás, dado no Dia da Mentira.
Neste blog tem reflexões sobre política e filosofia. Tem a tradução de um texto logo do começo da pandemia do coronavírus, em que um professor da Universidade Johns Hopkins alertava que o mundo deveria fechar. O original foi publicado na The Atlantic.
Nem tudo que eu já produzi está aqui. Isso porque estou colocando os textos aos poucos e “me reencontrando” com cada um deles. Também tem conteúdo por escrito meu lá no Facebook ou na newsletter semanal que escrevo.
- O Brasil está polarizado?O Brasil estaria polarizado se houvesse 2 opostos da mesma categoria. Não é polarização quando um time quer jogar futebol e, outro, basquete.
- A insistência na mentiraPor que insistem tanto nessa mentira de que não teve ditadura, de que não foi um golpe, mas uma “revolução” e mentem até na data, falando que foi em 31 de março e não no 1º de abril, dia da mentira?
- Por que a gente se acostumou com tantos absurdos?Um maluco diz que você pode matar um vírus se tomar desinfetante. Outro mostra cloroquina pra uma ema. Na Rússia, o cara proíbe de falar em guerra enquanto ele promove…Continuar lendo “Por que a gente se acostumou com tantos absurdos?”
- A Rússia, a Ucrânia e a real guerra dos homensUcrânia! Rússia! Otan! Vai começar a Terceira Guerra Mundial? E o Brasil nisso tudo? Que que tá acontecendo no mundo? Calma. Antes de a gente entender isso tudo, a genteContinuar lendo “A Rússia, a Ucrânia e a real guerra dos homens”
- O que esperar de 2022?Eu acho que, de cara, todo mundo ouve essa pergunta e pensa: “o pior”. Vai ser um ano muito difícil em vários aspectos, né? A perspectiva econômica que a genteContinuar lendo “O que esperar de 2022?”